A Fundação Semear promoveu, nos dias 30 de setembro e 1o de outubro, o 3º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor com o tema Integração Social para Ações de Cidadania, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura, em Novo Hamburgo.

Mais de 400 pessoas participaram do Encontro que debateu sobre a atuação do terceiro setor, sua prática e sua realidade, buscando contribuir para o fortalecimento das ações sociais no Rio Grande do Sul. A programação contou com painelistas que são referência nacional no terceiro setor e que discutiram questões como: educação social, lei da aprendizagem, cenário social e legislação para o terceiro setor e sustentabilidade. O Encontro foi dirigido para profissionais do terceiro setor (fundações, associações, institutos), profissionais de empresas, profissionais liberais e estudantes.

Organizações sociais participaram do Encontro mostrando o resultado de seus projetos, a Horta Comunitária Joanna de Angelis e os Centros de Vivência Redentora e Campo Sempre Bom, espaços de atendimento sócio-educativo mantidos pela Fundação Semear, organizaram espaços de convivência para os participantes do evento. Durante os intervalos, os projetos de musicalização Bombatuque e de dança de rua, do Centro de Vivência Redentora, e o Grupo de Capoeira da Casa Auxiliadora, de São Leopoldo, fizeram apresentações culturais.

O 3º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor contou com a parceria do Instituto C&A, o patrocínio da Gerdau Aços Longos S/A e do Instituto Unibanco, o apoio da Revista Filantropia, e a parceria institucional da ACI-NH/CB/EV - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.